1ª CAMINHADA PELAS LINHAS DA NOSTALGIA



















N.º DE PARTICIPANTES
46 Caminheiros
REGISTO FOTOGRÁFICO
(FOTOS: André Santos, Isabel Santos, Lurdes Branco, Cláudia Oliveira)




























































































Numa altura em que pelo nosso país tanto se ouve falar da rede ferroviária de alta velocidade, é tempo de voltar a um passado, não tão distante quanto se possa imaginar, e relembrar uma das várias linhas férreas de via estreita de Portugal, as quais actualmente se encontram encerradas, em nome da suposta “evolução” e da tecnologia!
 
A linha do Dão, inaugurada em 1925, foi uma das primeiras linhas de bitola estreita do nosso país, e foi a primeira ferrovia a alcançar a cidade de Viseu. Encerrada em 1988, deixada ao abandono durante largos anos, encontra-se hoje a ser reconvertida numa ecopista, para desta forma preservar um património que também é nosso e que merece ser salvaguardado e o qual temos a obrigação de não deixar cair no esquecimento!
 
A iniciativa de se organizar este tipo de caminhada prende-se com o facto de recordar o tempo em que o comboio era um dos mais importantes meios de transporte.
 
Ao mesmo tempo que actualmente outras linhas centenárias, como é o caso da do Tua, correm risco iminente de ficarem soterradas em nome do progresso é importante mostrarmos que, como cidadãos, gostaríamos que o património do nosso país fosse respeitado e preservado.
(assista ao trailer do documentário "Pare, Escute, Olhe" de Jorge Pelicano em http://www.youtube.com/watch?v=P12po7P6lq8 )
 
É provável que alguns dos caminheiros tenha tido o privilégio de já ter feito esta linha durante o funcionamento da mesma e agora seja possível refrescar a memória com uma caminhada no percurso ferroviário com elevado valor patrimonial, notáveis pontos de interesse, uma das identidades do nosso país!
 

PERCURSO 

 
Início da caminhada em Viseu, junto à antiga estação de comboios.

































Apeadeiro de Mosteirinho - antes e depois da construção da ecopista

































Percurso por onde passava o comboio


















Ponte da Ortigueira







































Túnel de Figueiró - 44 metros de extensão

REPORTAGEM SIC SOBRE A LINHA DO DÃO




PONTO DE PARTIDA/CHEGADA
Partida de S. José às 8h00 com passagem pela Rodoviária, Pedrulha e Adémia.
Chegada a Coimbra a meio da tarde.

DISTÂNCIA
13 Kms
Caminhada em alcatrão com uma parte em terra batida, tendo ainda as opções de poder fazer 8km até Figueiró, 10km até Mosteirinho ou 13km até Torredeita, "estação terminal" da caminhada. 

GRAU DE DIFICULDADE
MÉDIO devido à extensão

ALMOÇO
Livre em forma de piquenique, no parque de merendas do Centro Recreativo de Torredeita.
Ainda tem a possibilidade de almoçar num dos vários restaurantes da Vila.

PREÇO
Sócios: 5€
Não-sócios: 7€

INSCRIÇÕES
Tlm. 96 700 50 76

Sem comentários:

Enviar um comentário